Prefeitura de Araraquara e Fundação Volkswagen firmam parceria e lançam projeto de educação no trânsito
O prefeitura de Aararaquara, lançou na manhã dessa quinta-feira (19-04) a parceria com a Fundação Volkswagen para o desenvolvimento do projeto “Jogo da Vida em Trânsito – Cidadania e Segurança” (JVT).
A proposta engloba a formação de 45 educadores (agentes educacionais) da rede municipal de Educação para que explorem os temas cidadania e segurança no trânsito utilizando o game Autópolis nos laboratórios de Informática e Portais do Saber.
Serão beneficiados 1.219 alunos dos oitavos e nonos anos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental – EMEFs da cidade.
Segundo o prefeito, a parceria com a instituição é antiga e tem dado resultados positivos. “Tivemos êxito em todos os projetos desenvolvidos em parceria com a Fundação Volkswagen, com total envolvimento do corpo técnico da educação.
Este projeto, em especial, vem ao encontro do que buscamos para diminuir os índices de acidentes no trânsito, que é gerar a reflexão e, assim, uma consciência coletiva permanente”, falou Marcelo.
“Se existe algo que envolve a vida de todos nós é o trânsito, pois a pé, de ônibus ou de carro, em todo o País, sofremos diariamente com a imprudência e o desrespeito de motoristas despreparados. Este projeto auxiliará na conscientização do futuro condutor, de modo a criar conceitos de cidadania e segurança no trânsito antes que ele tire a habilitação”, destacou Marcelo.
Para a diretora da Fundação Volkswagen, Conceição Mirandola, a parceria com a Prefeitura de Araraquara foi “um casamento que deu certo”.
“A Fundação existe há 30 anos e busca cuidar da comunidade no pilar da educação, área que trabalha fortemente. Esta parceria foi um grande presente para nós, porque mostra como é importante a ação do município na educação”, declarou a diretora.
O secretário municipal da Educação, Orlando Mengatti Filho (Nino), agradeceu ao prefeito pelo “apoio irrestrito” nos projetos ligados a sua Pasta. “Sou grato aos educadores pela recepção do projeto, pois sem eles seria impossível avançar, e agradeço muito ao prefeito, pela consolidação da parceria, que foi estendida ao Telecentros da cidade, possibilitando atingir um número muito maior de pessoas e garantir o sucesso do programa”, ressaltou Nino.
O responsável pela criação do videojogo “Autopolis”, Mário Lapin, explicou que o game “tem foco na formação de condutores conscientes, promovendo uma experiência lúdica ao mesmo tempo em que mostra que cada ação no trânsito tem uma consequência”. Para os educadores da rede pública de ensino, o projeto oferece o roteiro com sugestões de atividades relacionadas ao tema e que fazem referência ao jogo.
A formação segue até agosto. No primeiro módulo, os educadores receberão informações sobre as tecnologias e jogos em sala de aula. Os aspectos sobre trânsito, cidadania e comunidade, planejamento e prática do jogo “Autopolis” serão abordados ao longo do curso.
Fonte: SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO DE ARARAQUARA-SP