Araraquara realiza campanha contra câncer bucal


Evento será realizado simultaneamente com a campanha de vacinação contra a gripe, de 5 a 25 de maio

A Gerência de Saúde Bucal, órgão da Secretaria Municipal de Saúde de Araraquara, irá realizar, a partir de 5 de maio (próximo sábado) na cidade, a Campanha de Prevenção e Diagnóstico Precoce do Câncer Bucal.

Esta campanha será realizada no mesmo período da Campanha de Vacinação contra a Gripe, de 5 a 25 de maio, nas Unidades de Saúde do município, abordando a mesma faixa etária – pessoas com mais de 60 anos de idade. Durante o evento, são feitos exames bucais preventivo por cirurgiões dentistas, além de fornecer orientações sobre o tema.

O câncer bucal afeta lábios e o interior da cavidade oral. Dentro da boca devem ser observados gengivas, mucosa jugal (bochechas), palato duro (céu da boca), língua (principalmente as bordas), assoalho (região embaixo da língua) e amígdalas.

De acordo com o coordenador de Saúde Bucal, Wilson Chediek, o câncer de boca, quando identificado no estágio inicial, pode ser curável, contudo, a maioria dos casos de câncer é diagnosticada tardiamente, quando o prognóstico se torna desfavorável e os tratamentos mutilantes e paliativos.

“O objetivo da campanha é aumentar, em Araraquara, o índice de diagnóstico precoce deste tipo de câncer, de lesões potencialmente malignas e de valorizar a importância da prevenção e do autoexame”, ressalta o coordenador.

Em 2011, durante o período da Campanha foram examinadas 2.048 pessoas. Desse total, 13 pacientes apresentaram lesões cancerizáveis e foram encaminhadas para biópsia; outras 301 pessoas apresentaram alterações reversíveis.

A gerente de Saúde Bucal, Ana Lígia Foschini ressalta que entre os principais fatores de risco para o câncer bucal estão: ingestão crônica de bebidas alcoólicas, o uso de tabaco e exposição prolongada à radiação solar.

Precauções

Para prevenir o câncer de boca deve-se evitar o fumo, a bebida alcoólica e proteger os lábios contra os raios solares, usando protetor labial com filtro solar. Além disso, é necessário alimentar-se de maneira saudável, com verduras, frutas e legumes e realizar o autoexame da boca todo mês.

Qualquer alteração que ocorrer na boca, como feridas que não cicatrizam num período de até 15 dias e não apresentem dor, manchas brancas, vermelhas ou pardas, aumento de volume como “caroços, carnes crescidas e/ou bolinhas” deve-se procurar o cirurgião-dentista para esclarecimento.

As pessoas que apresentarem problemas bucais diagnosticados durante a campanha serão agendadas para atendimento no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), órgão da Prefeitura, para  tratamento.

Unidades de Saúde na campanha

CMS Santa Angelina

CMS Iguatemi

CMS Parque São Paulo

CMS Selmi Dei Iv

CMS Selmi Dei I

CMS Melhado

CMS Vila Xavier

CMS Yolanda Ópice (2 Consultórios)

CMS Laranjeiras

ESF Vale Do Sol

ESF Maria Luiza

ESF Marivan

ESF Pinheiros

ESF Hortênsias

ESF Iedda

ESF Jardim Brasil (2 Consultórios)

ESF Biagioni

USF Cruzeiro Do Sul (2 Consultórios)

ESF Bueno de Andrada

ESF Bela Vista

 

Fonte:

SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO

PREFEITURA DE ARARAQUARA