Primeira aparição do personagem Zé Carioca com Pato Donald.

No final da década de trinta, o mundo observava com preocupação o crescimento da ideologia nazista na Alemanha e sua ameaça à estabilidade política e democrática da Europa.

Os Estados Unidos da América acompanhavam de perto a íntima relação do presidente brasileiro, o ditador Getúlio Vargas com o então chanceler alemão Aldof Hitler.

Com a entrada dos EUA na Segunda Guerra Mundial, o governo norteamericano cobrou um posicionamento do governo brasileiro em relação ao conflito e ameaçou invadir a costa nordeste brasileira caso Getúlio Vargas não declarasse guerra aos alemães.

Território sul-americano mais próximo da Europa, o nordeste do Brasil era considerado pelos EUA uma área estratégica.

Getúlio Vargas cedeu à pressão e firmou junto ao presidente americano diversos acordos bilaterais nas áreas cultural, militar e tecnológica.

O Brasil, que ainda não possuía siderúrgicas em seu território, baseava a sua economia apenas na indústria primária. Sendo assim, Getúlio solicitou aos americanos a criação da Cidade do Aço – Volta Redonda – e em troca, cedeu território em Natal (RN) para a construção da maior base militar americana fora dos Estados Unidos – a Parnamirim Fields.

A cantora, atriz e dançarina Carmem Miranda já era um ícone nos EUA e a curiosidade do povo americano em relação ao Brasil, este país tropical com florestas intocáveis, praias, sol e sua cultura exótica se tornava cada vez maior.

O personagem Zé Carioca, criado por Walt Disney, surgiu em 1943, um ano antes de tropas brasileiras serem enviadas para combater na Europa. O personagem apresentava o estereótipo do malandro carioca, seu gosto pela dança, e seu modo preguiçoso e divertido de ser.

Neste belo desenho animado, todo feito à mão, Zé Carioca apresenta o Rio de Janeiro para o já célebre personagem da Disney Pato Donald. O título da obra é “Aquarela Brasileira” – homônimo da famosa canção de Silas Oliveira – com músicas de Ary Barroso e Zequinha de Abreu, voz de Aloysio Oliveira e dublagem de José Oliveira. Vale a pena conferir.

Realmente uma obra de arte.

 

Episódio de pato Donald no qual ele visita o Brasil e a primeira aparição do personagem Zé Carioca.

Para assistir ao vídeo, baixe o volume do player da rádio.

https://youtu.be/Py1XwF6k_rY

 

Sugestão de Pauta: Paulo Alvarez

Fonte: João Pedro Rori