Bebê com artérias invertidas surpreende com recuperação

Um bebê nascido com as artérias do coração invertidas surpreendeu médicos com recuperação. Jayden Brooks, sete meses de idade, foi diagnosticado com a condição, que faz com que o sangue seja bombeado pelo seu corpo na direção errada – gradualmente causando a falta de oxigênio nos órgãos -, logo após seu nascimento. Com apenas duas semanas de vida o bebê foi levado às pressas ao hospital da cidade britânica de Southampton, no sul da Inglaterra, onde médicos conseguiram “reconectar” seu coração.

O pai, John, 41 anos, afirmou que Jayden foi diagnosticado horas após o nascimento. “A notícia te atinge como uma tijolada. Foi um dos piores sentimentos imagináveis carregar o Jayden para a ala de cirurgia e entrega-lo ao anestesista. Foi o dia mais longo da minha vida”, afirmou. Ele contou que ainda na sala de parto a enfermeira notou que havia algo errado quando o bebê começou a ficar roxo. Com apenas 12 horas de vida ele foi diagnosticado com o defeito cardíaco conhecido como transposição das grandes artérias e um buraco no coração.

Jennifer, a mãe do bebê, acredita que foi o buraco no coração que salvou Jayden enquanto ele era transportado ao hospital infantil. “Os médicos disseram que o buraco na parte de baixo do coração dele permitiu que o sangue passasse entre as cavidades do coração e isso ajudou a salva-lo”, disse.

“Foi um grande alívio quando o cirurgião nos disse que a operação tinha sido um sucesso e ele já estava se recuperando”, afirmou Jennifer. “Os médicos queriam esperar mais para que seu coração ganhasse força, mas ele perdeu quase um terço de seu peso, estava com menos de 3 kg quando passou pela cirurgia de seis horas”, contou a mãe.

Antes da operação a condição de Jayden era tão severa que ele dormia com um alarme especial embaixo de seu colchão para acordar os pais caso seu coração parasse de bater. Após passar por um período de observação, o bebê não toma mais medicação e já está em casa. “É um milagre o que eles podem fazer. Você não pensaria que ele passou por uma cirurgia. Ele é como um bebê normal”, contou o pai.

Fonte: Terra