A Pastoral da Criança é um organismo de ação social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, vinculada à Comissão Episcopal para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz, que tem como objetivo a promoção do desenvolvimento integral de crianças entre zero e seis anos de idade em seu ambiente familiar e em sua comunidade. A sua atuação tem caráter ecumênico, atendendo pessoas de todos os credos e etnias.
.
Em Araraquara-SP a Pastoral da Criança atua em diversos bairros como: Jardim Maria Luiza, Condomínio Hermínio Pagotto, Vila do Servidor, Jardim Selmi Dei, Jardim Indaiá, Adalberto Roxo, Cecap, Iguatemi, Jardim Rafaela, Vitório de Santi, Vila Freitas e outros sob a coordenação de Maria Alice do Carmo Ferro Martinez que conta com a colaboração das coordenadoras paroquiais e líderes comunitários, todos voluntários e tendo sua sede na Av. Jesus Alves Maia, 54, no Jd. Maria Luiza.
.
“Trabalhamos por um mundo sem mortes materno-infantis evitáveis e onde todas as crianças, mesmo as mais vulneráveis, viverão num ambiente favorável ao seu desenvolvimento”, diz Maria Alice do Carmo Ferro Martinez.
.
A missão da Pastoral da Criança é promover o desenvolvimento das crianças, do ventre materno aos 6 anos, contribuindo para que suas famílias e comunidades realizem sua própria transformação, por meio de orientações básicas de saúde, nutrição, educação e cidadania fundamentadas na mística Fé e Vida. Para que isso aconteça os voluntários fazem o acompanhamento das gestantes: os líderes as orientam sobre a importância do pré-natal, de um parto de qualidade, do alojamento conjunto e do aleitamento materno.
.
Acompanhamento de crianças: os líderes aprendem e orientam as mães, pais e familiares a acompanhar e cuidar do desenvolvimento da criança em cada etapa da vida. Acompanhamento de famílias e comunidades: Com seu trabalho (ou suas atividades) os líderes colaboram para a valorização da vida, a conscientização sobre direitos, cidadania e a promoção da pessoa e da comunidade.
.
Como é o trabalho:
.
Visita domiciliar: Todo mês, os líderes voluntários vão ao encontro das famílias. Partilham informações sobre saúde, nutrição, desenvolvimento infantil, controle social e políticas públicas, visando a promoção da melhoria da qualidade de vida nas comunidades.
.
Celebração da Vida: Neste dia, as famílias e os líderes se reunem para avaliar o desenvolvimento de suas crianças, trocar experiências e celebrar os resultados alcançados.
.
Reunião de Reflexão e Avaliação: Todo mês, os líderes da Pastoral da Criança se encontram em uma reunião para reflexão e avaliação, na qual, além de analisarem o trabalho realizado, partilham experiências e celebram conquistas.
.
Há também ações complementares como: Projeto Brinquedos e Brincadeiras, Articulador de Saúde, Alimentação Saudável e Hortas Caseiras.
.
Um trabalho que faz a diferença
.
As ações da Pastoral da Criança de promoção do desenvolvimento infantil e a melhoria da qualidade de vida são possíveis graças ao trabalho voluntário. No Brasil mais de 219 mil pessoas acompanham mais de 1,4 milhão de crianças e 76 mil gestantes em mais de 38 mil comunidades de 3.965 municípios brasileiros. As ações dessas pessoas ajudam a reduzir a desnutrição, a mortalidade infantil e ainda promovem a paz e a justiça social. Todo trabalho tem como base a solidariedade e a multiplicação do saber. O resultado é a promoção humana e o fortalecimento do tecido social das comunidades.
.
Os voluntários da pastoral da criança, membros da própria comunidade, acompanham as famílias assistidas. Procuram orientar sobre seus direitos e deveres, buscando uma melhor qualidade de vida.
.
O acompanhamento das famílias e crianças em cada comunidade é um exemplo do que a sociedade organizada é capaz de fazer na busca de soluções para os seus problemas.
.
Mais do que salvar vidas, a Pastoral da Criança quer mudar, para melhor, vidas de crianças, de mulheres, de homens. Seus voluntários fazem isso iluminados pela vontade de ajudar, de ver crianças crescendo e se desenvolvendo.
.
A trajetória da Pastoral da Criança é repleta de histórias de esperança, conquistas, superação das dificuldades e transformação social.
.
Pastoral da criança, um exemplo de amor e dedicação… “Para que todas as crianças tenham vida em abundância”.
.
A Rádio Alô tem por objetivo assegurar espaço para divulgação de planos e realizações de entidades assistências, divulgar campanhas educativas, resgatar os valores éticos e sociais da pessoa e da família, favorecer a integração dos membros da comunidade, não discriminar, religião, raça, sexo, preferências sexuais, convicções político-ideológico-partidárias, condição social. Toda e qualquer ação com o objetivo de ajudar ao próximo terá aqui espaço reservado.
.