Curiosity faz seu primeiro passeio-teste por Marte

O jipe-robô Curiosity da Nasa, que chegou a Marte no dia 6 de agosto, fez seu primeiro passeio-teste nesta quarta-feira (22) pela cratera Gale, onde pousou e onde ficará por toda sua missão de dois anos.

O robô andou por cerca de três metros, fez uma curva à direita, dar ré e estacionar um pouco mais à esquerda do ponto onde pousou. O pequeno trajeto, que durou cinco minutos, mostrou que o sistema de locomoção do Curiosity está funcionando perfeitamente e o solo da cratera é firme e estável, disse Matt Heverly, um dos responsáveis pelo projeto do robô durante a entrevista coletiva no JPL, na Califórnia.

Os sistemas e equipamentos do robô continuam sendo checados. Até agora, apenas o sensor de vento do robô foi danificado no pouso, mas os cientistas acreditam que um segundo sensor, que está funcionando perfeitamente, dê conta das medições necessárias.

Dentro de uma semana, o grupo responsável pelo Curiosity vai continuar a checagem de outros equipamentos, e depois começam os preparativos para um passeio maior: serão 140 metros até o ponto chamado pelos cientistas de Glenelg, uma intersecção de três tipos de terreno. Ali o robô fará sua primeira perfuração e testará os sistemas de coleta e análise de amostras.

Homenagem a Bradbury

A equipe do JPL também anunciou nesta quarta-feira que o local do pouso do Curiosity em Marte foi batizado como Bradbury, em homenagem ao escritor de ficção científica Ray Bradbury , que faria 92 anos hoje. O autor de “As Crônicas Marcianas” era fã do trabalho da Nasa no planeta vermelho e faleceu em junho deste ano.

Fonte: IG (Com informações da AP)