Nasa remove tampa de câmera do Curiosity e Marte é visto em detalhes

Rodas esquerdas do Curiosity aparecem na imagem (Foto: Nasa/JPL-Caltech/Malin Space Science Systems) A imagem acima combina duas fotos tiradas no domingo. Ao fundo, aparece o Monte Sharp, que fica ao sul do equador marciano, próximo à Cratera Gale, e tem 5,5 km de altura.

Cientistas da agência espacial americana (Nasa) removeram no sábado (8) a tampa da câmera Mahli, localizada na ponta do braço robótico do jipe Curiosity, e as novas imagens captadas desde domingo (9) em Marte mostram mais detalhes da superfície do planeta e do próprio veículo.

Na semana passada, o robô fez um autorretrato que serviu para verificar se a cobertura da lente estava totalmente livre de poeira e detritos, acumulados após a aterrissagem no dia 6 de agosto. Depois desse teste, foi possível usar a Mahli sem a proteção.

O principal objetivo dessa câmera – uma das várias do Curiosity – é tirar fotos coloridas, em close e alta resolução. A Mahli é capaz de capturar qualquer objeto de 2,1 cm de distância ao infinito, de vários ângulos.

Nesta outra imagem, também feita no domingo, aparecem outras câmeras do jipe, chamadas Hazard Avoidance (Prevenção de Risco, em inglês), ou Hazcams.

Curiosity (Foto: Nasa/JPL-Caltech/Malin Space Science Systems)
Câmeras Hazcams são vistas acima pela Mahli (Foto: Nasa/JPL-Caltech/Malin Space Science Systems)

A foto abaixo revela as rodas central e traseira do lado esquerdo do Curiosity, além da “moedinha da sorte” e dos painéis de cores que ajudam os cientistas a identificar o tamanho, a profundidade e as tonalidades de tudo o que é registrado.

Curiosity (Foto: NASA/JPL-Caltech/Malin Space Science Systems)
‘Moedinha da sorte’ do jipe ainda tem poeira em volta (Foto: NASA/JPL-Caltech/Malin Space Science Systems)

Este conjunto de três imagens abaixo mostra a superfície de Marte com e sem a tampa da Mahli. As fotos são miniaturas, com cerca de um oitavo da resolução máxima da câmera.

Curiosity (Foto: Nasa/JPL-Caltech/Malin Space Science Systems)
Solo aparece com, sem e com a tampa da lente (Foto: Nasa/JPL-Caltech/Malin Space Science Systems)

Elas foram obtidas a 1,5 metro de altura do solo, para baixo. Cada pedaço de terra observado tem 86 centímetros de diâmetro.

Curiosity (Foto: Nasa/JPL-Caltech/Malin Space Science Systems)
Detalhes da superfície marciana são captados (Foto: Nasa/JPL-Caltech/Malin Space Science Systems)