Garanta sono tranquilo para o bebê (e para você)

Nos primeiros dias de vida é natural o bebê acordar diversas vezes durante a noite. Consequentemente, os pais também não conseguem dormir nada. Quem tem filhos pequenos com certeza já passou, ou ainda passa, pelo ritual diário de tentar fazer com que eles tenham um sono contínuo e equilibrado. Mas não existem regras. Segundo o diretor da Faculdade de Medicina de Petrópolis, Paulo Cesar Guimarães, o intervalo entre as vezes em que o bebê acorda varia, podendo ser até de hora em hora. O principal motivo é a fome, mas ele também pode estar incomodado após ter urinado ou evacuado. “Até os quatro meses esse quadro é muito presente, mas depois costuma variar até um ano, quando a criança deixa de ser lactente. É importante lembrar que até os seis meses ele só deve se alimentar de leite materno, não tomando nem água. E não se deve deixá-lo por mais de quatro horas sem mamar, pois pode ocorrer uma hipoglicemia. Após os seis meses já se pode dar papinha, o que faz com que ele acorde menos à noite”, explica.

Um erro muito comum é permitir que o bebê durma na cama com os pais. Isso não deve ser feito. “Pode-se deixar o bebê dormir no quarto dos pais até os três meses, mas após essa idade ele deve ser colocado em outro quarto, pois já começa a reconhecer ambientes. É bom que o quarto do bebê seja perto o suficiente para que os pais possam ouvir seu choro”, afirma.

Não existe uma receita para fazer o bebê dormir melhor mesmo nos primeiros dias de vida. Ele irá naturalmente acordar durante a noite para mamar. Mas existem algumas formas de estimular o sono, como não se esquecer de aquecê-lo e de amamentá-lo; não deixar a fralda suja por muito tempo, mesmo que seja descartável, pois pode ocorrer uma dermatite; diminuir o barulho na casa gradativamente e manter um ambiente tranquilo; não acender a luz do quarto, ligando apenas uma luz indireta; e oferecer logo o peito, pois normalmente o bebê acorda por fome.

Mas se depois de completar o primeiro aninho o bebê continuar tendo um sono instável, a recomendação é observar se o ambiente está interferindo. “Se, por exemplo, há outro irmão barulhento ou agitação noturna na casa, o sono do bebê fica comprometido”, finaliza.

Fonte: Uol