Muitos adultos acreditam que jogando o bebê pro alto, irá trazer somente diversão para o pequeno, já que ele dá gargalhadas com a “brincadeira” Mas não é nada segura, pois pode trazer riscos graves à saúde da criança. Nos primeiros anos de vida, a cabecinha do bebê ainda é desproporcional ao resto do corpo, o pescoço é mole pois os músculos ainda não foram desenvolvidos por completo.
Por esses motivos, movimento bruscos, como jogar pro alto, pode ser prejudicial ao bebê, já que ele realiza um movimento extremo de aceleração e desaceleração da cabeça, podendo assim ocorrer graves lesões cerebrais, ou até mesmo o falecimento. Além do risco de hemorragias cerebrais e oculares, podem ocorrer convulsões, vômitos, letargia, retardo mental, problemas motores e até paralisia e dificuldade de aprendizagem. Isso é conhecido como Síndrome do Bebê Sacudido (SBS). De acordo com pesquisas, de 25% a 30% das crianças portadoras de SBS morrem, e apenas 15% saem sem sequelas.
Toda criança possui um espaço entre o crânio e o cérebro, para que a massa encefálica se desenvolva e cresça durante a infância. Um bebê que é sacudido, pode ter seu cérebro inchado. A SBS pode ser um sinal de maus cuidados dos pais, que chacolham o bebê violentamente. Há casos, que os fatores podem ser alcoolismo, estresse ou pais muito jovens.
Portanto, seja cuidadoso com o seu filho. Não exponha ele com brincadeiras que podem ser prejudiciais. Trate-o sempre com carinho e delicadeza.
Para assistir ao vídeo, baixe o volume do player da rádio
Fonte: Revista Crescer