Dormir mais reduz dores em até 25%, revela pesquisa americana
O sono ajuda a aumentar a tolerância a todo o tipo de dor, como, por exemplo, as dores de costas crônicas.
É o que revela um estudo norte-americano publicado na revista científica Sleep.
“Para as pessoas que não dormem horas suficientes de noite, dormir mais diminui a sensibilidade à dor”, explica Thomas Roth, diretor do Centro de Distúrbios do Sono do Henry Ford Hospital em Detroit, nos EUA, e o coordenador da investigação.
A pesquisa analisou 18 adultos saudáveis com idades entre os 21 e os 35 anos e que não sentiam qualquer dor.
Metade dos participantes passou 10 horas na cama durante quatro noites, ao passo que a outra metade manteve o padrão habitual de sono. Os elementos do primeiro grupo, dormiram, assim, mais duas horas de sono do que habitualmente, obtendo uma média de 8,9 horas por noite contra 7,14 horas dos que continuaram a seguir o horário normal.
Depois os cientistas avaliaram os níveis de dor suportados por cada um, calculando o tempo que conseguiam manter as mãos próximas de uma fonte de calor.
Aqueles que dormiram mais horas mostraram uma tolerância à dor superior em 25% à dos elementos do segundo grupo.
Segundo estudos anteriores, isso é comparável ao consumo de uma dose de 120mg por dia de codeína, um remédio usado no tratamento da dor.
“Quando tinham dormido mais, os voluntários eram capazes de aguentar mais tempo antes de afastarem os dedos do calor”, explica Harley Greenberg, também investigador da área do sono, citado pelo portal WebMD.
“Aplicar esta ‘terapia’ em pacientes com dor crônica poderá significar um grande avanço”, lembrando que o período do estudo foi breve e que dormir mais horas regularmente poderá, portanto, trazer benefícios adicionais.
Fonte: Só Notícia Boa com informações do Journal Sleep.