Jovens aprendem a viver sem celular e internet

Em tempos de internet, que preenche o dia a dia da maior parte dos jovens, um programa oferece a eles a experiência de viverem sem celular, nem web, durante alguns meses.

Na semana passada uma turma de alunos aprendeu a viver em comunidade, partilhando tarefas diárias como cultivar a terra, cortar lenha ou ordenhar animais, o que privilegia o trabalho de equipe e as relações cara a cara, em detrimento do distanciamento que as redes sociais proporcionam.

Quando voltam ao “mundo real”, ou seja, a usar as relações virtuais, estes jovens enfrentam o desafio de assumir o compromisso de passar menos tempo na internet.

O programa inusitado acontece nos EUA.

Todos os semestres ele proporciona a cerca de 45 jovens a possibilidade de viverem essa “nova vida”.

Em média, três quartos dos estudantes que participam do programa passam mais de duas horas por dia na internet e um quarto dos alunos passa mais de cinco horas por dia online.“Nós, de alguma forma, somos a versão do século XXI de um retiro espiritual. Os estudantes que chegam aqui estão interessados em ter uma relação real e direta com as pessoas que estão à sua frente”, explica Alden Smith, diretor da Mountain School, a escola que realiza o programação.

 

Depois de passar pela experiência, os jovens mudam a sua perspetiva perante a tecnologia.

“Eu acho que este programa leva as pessoas a conhecerem-se melhor, a um nível mais pessoal, em vez de interagir através das páginas do Facebook”, explica Kiefer, de 17 anos.

 

Fonte: Só Notícia Boa com informações da BBC.