De acordo com um estudo da Universidade Estadual Ball (Indiana, EUA), adicionar uma colher de canela na sua comida no café da manhã pode reduzir drasticamente os níveis de açúcar no sangue, diminuindo potencialmente a chance de desenvolver diabetes.
O estudo envolveu 37 participantes adultos de peso saudável ou obesos. Os pesquisadores descobriram que, quando os adultos, tanto com peso saudável quanto obesos, comiam cereal com 6 gramas de canela, seus níveis de açúcar no sangue diminuíam 25% nas próximas duas horas, em comparação com os que não consumiam canela.
6 gramas de canela equivale a cerca de 2 colheres e meia de chá – muito mais do que uma pitada, mas, segundo os autores do estudo, os participantes acharam o sabor dos alimentos aceitável.
Diabetes x canela
Os cientistas chegaram à conclusão de que a canela reduz a concentração de glicose no sangue e aumenta a sensibilidade à insulina, reforçando a capacidade do corpo de afastar o diabetes.
“Cerca de 80 milhões de adultos americanos têm pré-diabetes, uma condição caracterizada por hiperglicemia, que muitas vezes leva à diabetes”, disse a pesquisadora Jo Carol Chezem, que leciona nutrição na Universidade. “Estamos muito animados com os resultados do estudo e planejando pesquisas semelhantes em indivíduos com pré-diabetes e diabetes”.
A canela pode ser adicionada a uma grande variedade de alimentos. Algumas ideias incluem iogurte, cafés e chás gelados, batidas de fruta e muffins.
As descobertas da pesquisa podem desempenhar um papel importante em ajudar milhões de pessoas a se manterem saudáveis, simplesmente adicionando um ingrediente saboroso no seu dia-a-dia.
Segundo o Ministério da Saúde brasileiro, o diabetes está se tornando a epidemia do século e já afeta cerca de 246 milhões de pessoas em todo o mundo. Até 2025, a previsão é de que esse número chegue a 380 milhões.
No Brasil, de acordo com o Vigitel 2007 (Sistema de Monitoramento de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas Não Transmissíveis), a ocorrência média de diabetes na população adulta (acima de 18 anos) é de 5,2%, o que representa 6.399.187 de pessoas. A prevalência da doença aumenta com a idade (18,6% da população com diabetes têm 65 anos ou mais).
Os pesquisadores explicam que, em 2011, um relatório revelou que 5,6% da população adulta em Indiana têm pré-diabetes ou algum tipo de diabetes. O custo de assistência médica para uma pessoa com diabetes no país é de cerca de 11.744 dólares por ano (cerca de R$ 23 mil), em comparação com 2.935 dólares (R$ 5.751) para uma pessoa sem diabetes.
Conforme os cuidados de saúde tornam-se mais caros, o estudo sugere a canela como uma abordagem de baixo custo para a modificação de glicose no sangue.
Fonte: Hypescience