Ajudar outras pessoas protege a saúde e aumenta a longevidade.
É o que revela um novo estudo norte-americano, que constatou: aqueles que prestam apoio ao próximo têm menos probabilidade de morrer quando são confrontados com situações de estresse, e têm mais facilidade para lidar com este tipo de situação.
A pesquisa, conduzida há cinco anos pela Stony Brook University, a University at Buffalo e a Grand Valley State University, nos EUA, analisou as respostas de 846 pessoas sobre episódios estressantes, que tivessem passado no ano anterior: da descoberta de doenças graves a assaltos, situações de desemprego, dificuldades financeiras ou morte de um familiar.
Os inquiridos também foram convidados a revelar o total de tempo que tinham gasto, nos últimos 12 meses ajudando amigos, vizinhos ou membros da família com quem não viviam, “oferecendo a eles transporte, fazendo compras, limpando a casa deles, tomando conta das crianças” ou completando outras tarefas.
“A nossa conclusão é que ajudar os outros reduz a taxa de mortalidade [de quem dá apoio]” e que “os benefícios da generosidade derivam, especificamente, de processos que aliviam o estresse”, esclarece Poulin.
Apesar disso, os autores do estudo, publicado no American Journal of Public Health não conseguiram verificar se os mesmos benefícios se estendem aos indivíduos ajudados.
Fonte: Só Notícia Boa com informações do Boas Notícias.