Chegou ao Brasil uma argamassa, usada com frequência nos Estados Unidos e Europa, que gera até 90% de economia de água na construção.
Ela substitui a argamassa convencional (mistura de cimento, areia, cal e água) por uma nova forma de levantar paredes, que consiste na colagem dos tijolos.
O novo processo combina economia e sustentabilidade.
A Massa DunDun da FCC, ou Argamassa Polimérica de Assentamento, como é tecnicamente conhecida, pode ser aplicada em paredes de blocos de concreto, tijolos e blocos cerâmicos, blocos sílico-calcário e tijolos de solo-cimento (ecológico), entre outros.
O site do produto diz que é possível uma economia de 30% no custo total do m² construído.
O rendimento da Massa DunDun é de aproximadamente 1,5kg de massa por m² em tijolos.
O tempo de cura total é de 72h em clima seco e quente, podendo variar conforme as condições climáticas (mais lento em climas frios ou úmidos).
Outras vantagens citadas pelo fabricante:
Resistência à compressão e aderência superiores às argamassas convencionais;
aumento da produtividade em até 3 vezes;
obra limpa e mais ecológica;
redução no desperdício de materiais;
economia de argamassa no reboco;
aumento da trabalhabilidade devido à alta fluidez;
redução do esforço físico dos operários;
“Ela têm um diferencial substancial comparado a argamassa tradicional. Além de não gerar resíduos, a economia de água em toda a obras do Gávea Sul Pátio Shopping foi de até 90%”, conta Marcelo Góes, diretor do shopping em construção em Urbelândia, MG, que está usando o produto.
A Massa DunDun recebeu no ano passado o “Prêmio Inovação e Sustentabilidade” da CBIC – Câmara Brasileira da Indústria da Construção, o maior e mais importante da categoria na América Latina.
Serviço:
http://www.massadundun.com.br/comparativo.php
Fonte: Só Notícia Boa