Vitamina E pode prevenir e tratar tipos de câncer, descobrem cientistas

A vitamina E possui propriedades anticancerígenas e poderá vir a ajudar a prevenir e até tratar vários tipos de câncer.

A conclusão é de um estudo norte-americano, que provou que uma forma desta vitamina conseguiu inibir em cobaia, com câncer da próstata, a ativação de uma enzima (a Akt) que é essencial para a sobrevivência das células doentes.

Durante o estudo, desenvolvido por pesquisadores da Universidade do Ohio e do Ohio State’s Comprehensive Cancer Center, a equipe manipulou a estrutura de uma molécula de vitamina E.

Esta molécula, transformada, reduziu o tamanho dos tumores da próstata e, ao impedir a ativação da enzima Akt, conduziu à morte das células cancerígenas, o que sugere fortes potencialidades terapêuticas.

De acordo com Ching-Shih Chen, autor principal do estudo, “Esta é a primeira demonstração da existência de um mecanismo único na vitamina E que poderá trazer benefícios em termos da prevenção e tratamento do câncer.”

“Tomamos vitamina E durante anos mas nunca soubemos, de facto, da existência desta função”.

A vitamina E é encontrada em cereal enriquecido com fibra, óleos vegetais e frutos secos como nozes, amêndoa, avelã e amendoim.

O investigador alerta, porém, que tomar suplementos típicos de vitamina E não é o suficiente para se beneficiar, por dois motivos: porque os suplementos mais baratos são sintéticos e baseados numa forma da vitamina que não combate a doença eficazmente e, depois, porque o organismo humano não consegue absorver, por esta via, as doses elevadas necessárias para o efeito anticancerígeno.

“O nosso objetivo é desenvolver um comprimido seguro que contenha a dose certa de vitamina E e que as pessoas possam tomar diariamente com vista à prevenção do câncer”, adianta Chen.

“É preciso tempo para otimizar a fórmula e a dosagem” do remédio.

O estudo será publicado na próxima edição da revista científica Science Signaling.

Fonte: Só Notícia Boa com informações do Boas Notícias.