Fenômeno conhecido como Liríadas provoca a queda de 10 a 20 estrelas cadentes por hora. O melhor dia para vê-las vai ser na próxima segunda-feira, 22 de abril.
Você já ouviu o nome Liríadas por aí? Se não, fique sabendo que assim foi batizada a chuva de meteoros que acontece no mês de abril e que vamos poder vê-la, aqui no Brasil. De acordo com o History, amanha segunda-feira, 22, vai ser especial para quem gosta de admirar o céu, o Universo e tudo mais.
Se você mora nas regiões Norte e Nordeste, se deu bem. Nesses lugares os meteoros serão mais bem vistos durante toda a madrugada. Mas nada de pânico: quem mora mais para o Sul poderá ver o fenômeno por volta das 3 horas da madrugada. As outras regiões do país não foram citadas pelo Observatório Nacional.
A chuva teve início há dois dias e poderá continuar até o dia 25 desse mês, fazendo com que muita gente por aí possa ver as estrelas cadentes, como os meteoros são conhecidos popularmente.
O que são meteoros?
Se você é daqueles que sabem que meteoros são coisas no céu que às vezes aparecem, e às vezes não, mas não faz ideia do que são, afinal, essas tais estrelas cadentes, preste atenção: elas são corpos celestes que estão passeando pelo espaço e, de repente, resolvem conhecer a Terra mais de perto.
Ao atritarem nossa atmosfera, a coisa fica feia para os meteoros (e linda para nós, terráqueos), já que, somado a isso, há contato com o oxigênio, o que faz com que seus corpos peguem fogo e você, aqui em baixo, olhe para cima e faça um pedido para a estrela cadente.
A chuva de meteoros acontece se algum cometa cruzar a órbita da Terra. Nesses casos, pedacinhos de cometas entram juntos em nossa atmosfera. Durante as Liríadas, o número de meteoros que caem na Terra é de 10 a 20 por hora. E aí, você já preparou a sua lista de pedidos?
Fonte: Mega Curioso por Seu History, Observatório Nacional