Uma horta foi construída na parte superior da estrutura do Shopping Eldorado, zona oeste de São Paulo. O telhado verde poderá reduzir as temperaturas internas e as plantas são fortificadas a partir do adubo produzido com os restos de comida encontrados na praça de alimentação do shopping.
A horta do Eldorado tem mil metros quadrados, mas, de acordo com os administradores, o objetivo é fazer com que a área verde tome conta de toda a parte superior do prédio, até o final do ano. Com as plantas espalhadas por todo o telhado, a temperatura interna deverá ficar mais amena, diminuindo o uso do equipamento de refrigeração de ar nas dependências do shopping, que desperdiça cem mil litros de água por dia e emite significativas quantidades de carbono na atmosfera.
Lá em cima, as plantas crescem com o adubo produzido pelo sistema de compostagem, que aproveita os resíduos encontrados na praça de alimentação do shopping. O sistema consegue transformar em compostos orgânicos 25% das 300 toneladas de lixo produzidas todos os dias no centro comercial.
Para garantir a eficiência dos compostos orgânicos, o shopping encomendou catalisadores que aceleram a decomposição do lixo, realizando, em três horas, uma tarefa que, naturalmente, ocorreria em 180 dias. Até agora, foram colhidas cem berinjelas e outros legumes, além de uma boa plantação de alfaces que brota em boa parte do telhado ecológico do Eldorado.
Fonte: CicloVivo com informações da Rede Brasil Atual.