O Dia do Desafio é uma iniciativa que surgiu no Canadá há 30 anos. A proposta era estimular a prática esportiva entre os moradores da cidade de Saskatoon, mas a ideia foi tão bem sucedida que logo se espalhou por todo o país e hoje atinge comunidades em todo o mundo.
A ocasião que marcou o primeiro desafio no Canadá aconteceu em virtude de uma ação feita pelo prefeito na época, como uma forma de economizar energia. Como no país norte-americano as temperaturas são menores que zero em muitos dias do ano, a sugestão era que os moradores de Saskatoon desligassem as luzes e aquecedores de suas casas e saíssem para caminhar pelo bairro durante 15 minutos, como forma de economizar eletricidade e gastar a energia do próprio corpo.
Seguindo o exemplo canadense, o desafio pretende incentivar o maior número possível de pessoas a praticarem, ao menos, 15 minutos de exercícios físicos no dia marcado. Para que todas as nações se mobilizem juntas, a data estipulada para a atividade é sempre a última quarta-feira do mês de maio, que neste ano cai no dia 29, mesma ocasião em que é comemorado o Dia da Energia.
Desde 2010, a TEFISA (The Association for International Sport for All), que busca promover o esporte para todos, organiza o World Challenge Cup, uma disputa entre as cidades participantes. Assim, comunidades de diferentes lugares do mundo, mas que possuem características parecidas, são desafiadas a levarem mais pessoas às ruas.
No Brasil algumas cidades estão inscritas no desafio e já se mobilizam para participarem. Quem promove a campanha na América Latina é o Sesc. De acordo com a organização, em 2012, 51 milhões de pessoas de 3.432 cidades latino-americanas participaram do desafio. A intenção é que neste ano o resultado seja ainda mais expressivo.
Fonte: CicloVivo