Que a detecção precoce do câncer de próstata pode ajudar na cura, todos sabem.
Para descobrir a doença antes que cause estragos, químicos da Universidade da Califórnia em Irvine (EUA) criaram uma técnica capaz de identificar claramente os biomarcadores do câncer de próstata na urina
Em outras palavras, o teste preventivo poderá se tornar tão fácil para os homens quanto são os testes de gravidez, que as mulheres compram nas farmácias .
O novo teste, além de detectar muito mais cedo e com maior precisão, terá um custo drasticamente menor.
“Nosso objetivo é um dispositivo do tamanho de um teste de gravidez caseiro, com preços em torno de US$ 10. Você poderá comprá-lo na farmácia ou na mercearia e examinar a si mesmo,” disse o professor Reginald Penner, coordenador da equipe.
A mesma tecnologia poderá ser aplicada para outros cânceres, incluindo de bexiga e vários tipos de mieloma, que também lançam marcadores identificáveis na urina.
PSMA – Antígeno de membrana específico da próstata
Um relatório recente concluiu que o exame PSA (antígeno prostático específico), pode ser mais prejudicial do que benéfico, embora continue a ser importante para a detecção do câncer de próstata recorrente.
Os pesquisadores agora usaram um biomarcador diferente, o PSMA (Prostate-Specific Membrane Antigen, ou antígeno de membrana específico da próstata).
Eles usaram uma combinação de produtos químicos facilmente disponíveis e sensores eletrônicos para vencer os desafios de analisar a urina e criar o novo exame.
A pesquisa prossegue, estando sendo avaliados agora outros biomarcadores para avaliar se o câncer, uma vez instalado, está se espalhando de forma agressiva ou não.
Fonte: Só Notícia Boa com informações do Diário da Saúde.