Pesquisadores dos Estados Unidos e da Suíça estão criando lentes de contato que podem fornecer uma visão telescópica para seus usuários, se combinadas com óculos especiais.
A combinação das lentes com os óculos consegue ampliar 2,8 vezes o tamanho de uma imagem visualizada pelo usuário.
Filtros polarizadores permitem à pessoa mudar de uma visão normal para a telescópica ajustando o óculos.
O sistema foi desenvolvido para ajudar pessoas que sofrem com a cegueira provocada pela idade, mas também pode ter aplicações militares.
A degeneração macular relacionada à idade é uma das formas mais comuns de cegueira.
Ela danifica a mácula, a parte do olho que lida com o detalhamento da imagem.
Quando a mácula se degenera, a pessoa sofre uma perda na capacidade de reconhecer rostos e de realizar algumas tarefas, tais como dirigir e ler.
Os pesquisadores Joseph Ford, da Universidade da Califórnia, e Eric Tremblay, da EPFL (Escola Politécnica Federal de Lausanne), na Suíça, construíram o sistema que filtra a luz adaptando óculos fabricados usados em televisores 3D.
O protótipo produzido pela equipe tem oito milímetros de diâmetro, um milímetro de espessura na região central e 1,17 mm no anel ampliador.
As lentes de contato criadas pelos pesquisadores têm uma região central que permite a entrada de luz para uma visão normal.
O elemento telescópico fica em um anel em volta da região central. Pequenos espelhos de alumínio atuam como um amplificador, que lança a luz para o anel ao menos quatro vezes antes de direcioná-la para a retina.
O usuário pode ligar o aparelho alterando esses filtros, posicionados no óculos, de forma que apenas a imagem ampliada seja lançada sobre a retina.
Fonte: Só Notícia Boa Com informações da BBC.