Warren Buffett, o quarto homem mais rico do mundo, vai doar 2,6 bilhões de dólares para a Fundação Bill e Melinda Gates, entidade do criador da Microsoft que realiza ações globais de saúde e financia projetos de pesquisa e desenvolvimento sustentável no mundo inteiro. O megainvestidor de 82 anos tem um histórico de várias ações de cidadania – só em 2008, Buffet doou 1,8 bilhão de dólares à mesma instituição de caridade.
Por meio de um comunicado, o norte-americano informou que a doação de 2,6 bilhões de dólares faz parte de seus planos de contribuições anuais para instituições de filantropia. Buffett vai retirar o dinheiro de sua companhia de investimentos, a Berkshire Hathaway, distribuindo 22 mil ações para a instituição do criador da Microsoft.
O quarto homem mais rico do mundo leva uma vida simples e destina boa parte de sua renda para ações filantrópicas. Quando morrer, a maioria da sua fortuna será entregue a uma instituição de caridade que leva seu nome, deixando apenas uma pequena parcela de seu patrimônio atual para os herdeiros.
Ao lado de Bill Gates, Buffett já fez várias ações em nome de um mundo mais justo: os dois engajaram cem bilionários dispostos a doarem parte de suas fortunas à campanha de caridade Giving Pledge (“A promessa da doação”), criada em 2010 para arrecadar fundos para a filantropia.
De acordo com a Forbes, Buffett ocupa o quarto lugar do ranking dos homens mais ricos do mundo. Divulgada em março, a lista avalia a fortuna do megainvestidor em 53,5 bilhões de dólares – enquanto Bill Gates, fundador da instituição que receberá o aporte bilionário, tem 67 bilhões de dólares na conta, segundo a mesma publicação.
Fonte: CicloVivo com informações da Veja.