Considerado um carro que chegou para revolucionar, o modelo XL 1 da Volkswagen já mostra a que veio: ele é autodenominado carro do futuro por sua capacidade de fazer 100 quilômetros com apenas 1 litro de gasolina.
A história por trás desta verdadeira inovação da engenharia mecânica começou no ano 2000, quando executivos da empresa se reuniram em torno de um objetivo: produzir um carro ultra econômico. Desde então, os esforços foram intensificados e, atualmente, existem 25 unidades totalmente finalizadas. Este número deverá duplicar até o final do ano.
O XL1 é equipado com um motor TDI de 2 cilindros e 47 cavalos, que funciona em conjunto com um segundo motor elétrico de 27 cavalos, que pode trabalhar de forma independente. Projetado para circular rotineiramente com o motor elétrico, este automóvel pode alcançar 120 km/h sem fazer uso do motor à gasolina.
Quando os dois motores trabalham juntos, o XL 1 pode chegar aos 160 km/h. Sua aceleração vai de 0 a 100 em 12.3 segundos, com uma autonomia de 500 quilômetros, por conta de sua bateria de íon e lítio e um tanque de combustível com capacidade para 10 litros. Seu preço de mercado ainda não foi definido, mas estima-se que seja um dos modelos mais caros da sua categoria – pode ser entre R$ 50 mil e R$ 100 mil com incentivos fiscais.
Fonte: Seu History