Menino cria gerador com produtos do lixo e ganha bolsa no MIT

Com apenas 13 anos de idade, um menino que vive em Serra Leoa, na África, criou baterias e geradores usando materiais que ele encontrou no lixo.

Kelvin Doe agora tem 16 anos e, graças a invenções como esta, tornou-se a pessoa mais jovem a ser convidada para o “Visiting Practitioner’s Program” no MIT, segundo a CNN.

O jovem engenheiro autodidata não parou por aí. Também montou sua própria estação de rádio comunitária, onde transmite notícias e toca músicas sob o codinome ‘DJ Focus’.

“Eles me chamam de ‘DJ Focus’ porque eu acredito que se você se concentrar, qualquer um pode perfeitamente criar uma invenção”, disse o jovem em um vídeo para a THNKR (que disponibiliza outros vídeos igualmente impressionantes).

A estação de rádio é alimentada por um gerador criado a partir de um estabilizador de voltagem deteriorado, que ele achou no lixo, enquanto uma antena muito simples transmite o sinal para todo o bairro.

Só para situar, em Serra Leoa dois terços da população não sabe ler e a Internet existe em apenas 1% dos lares. Portanto, a maioria das pessoas depende do rádio para se manter informada.

Existem 64 estações oficialmente registradas no país, sendo a mais popular a controlada pelo governo e dirigida pela igreja católica. Daí a importância de iniciativas como a de Kelvin.

Lá ele transmite assuntos que são de seu interesse: partidas de futebol e notícias sobre educação.

Doe também desenvolveu uma bateria para levar energia até as casas do local onde mora.

“Temos luz uma vez por semana e no resto do mês ficamos no escuro”, afirmou, acrescentando que a bateria (uma combinação de soda, ácido e metal, enrolado por fita) permite iluminar a comunidade no resto do tempo.

O MIT descobriu Doe durante o “Innovate Salone”, um desafio ao ensino médio realizado em Serra Leoa pela organização internacional Global Minimum.

Antes de participar do “Innovate Salone”, Doe nunca tinha saído a mais 10 quilômetros de casa.

Com a ajuda do Dr. David Sengeh, ele viajou a Nova York para o 2012 World Maker Faire, onde ele participou do painel “Meet the Young Makers” painel com 4 jovens inventores norte-americanos.

Agora será residente profissional no MIT e palestrante convidado na universidade de Harvard.

Doe já prometeu usar tudo o que aprender para melhorar a vida da sua comunidade.

Fonte: Só Notícia Boa com informações do DeepBeep.