Depoimento de um médico vitimado pelo câncer

 

Centro de Apoio ao Paciente com Câncer

A experiência pessoal de passar por um câncer e sofrer com os efeitos colaterais provocados pelo tratamento motivou o médico Celso Fernandes Junior a idealizar uma entidade que apoiasse tanto o paciente como sua família. Esta ideia foi logo compartilhada por um grupo de amigos e profissionais da cidade, e partir daí foi criado oficialmente o Centro de Apoio ao Paciente com Câncer, que realiza sua instalação oficial em 4 de abril. O Centro tem apoio institucional e operacional da Associação Médica de Londrina (AML) por meio do INDESE – Instituto Nacional de Desenvolvimento da Saúde e Ecologia, mantido pela entidade.

A Fiocruz vai coordenar o primeiro trabalho do Centro que realizará , uma pesquisa para diagnosticar a doença na região de Londrina.

Além da Fiocruz, já são apoiadores do Centro de Apoio ao Paciente com Câncer , o Instituto de Câncer de Londrina, a Sociedade Rural do Paraná e as universidades locais. A pesquisa será o primeiro trabalho e terá início imediato, mas no futuro o Centro tem o objetivo dar suporte multidisciplinar ao paciente em tratamento , auxiliando e orientando no combate das sequelas provocadas pela quimioterapia e radioterapia, além de apoio psicológico, espiritual, jurídico e social.

Segundo o médico Celso Fernandes Junior, “o objetivo é amenizar o sofrimento físico e emocional desencadeados pelos tratamentos”. Ele conta que sofreu muito com o câncer, e mesmo sendo profissional na área, muitas vezes sentiu dificuldades e momentos de grande angústia no período do tratamento.

“E como muitos pacientes chegam a retornar para uma nova internação em função da falta de suporte e acompanhamento das reações provocadas pela quimio e radioterapia, o Centro de Apoio visa contribuir também com a redução nas internações de retorno dando suporte em todas as especialidades relacionadas a doença , como estomatologia, nutrição, dermatologia, fisioterapia, ginecologia, urologia, psicologia, departamento de dor e serviços de ostomias”, explica o médico, enumerando ainda outros setores de apoio ao paciente como o setor de curativos e departamento de farmácia para fornecer medicamentos básicos e específicos oferecidos pelo governo.

A principal estratégia, segundo ele, é funcionar como um meio de prevenção e antecipação de procedimentos como condutas terapêuticas para evitar e amenizar náuseas, alterações intestinais, lesões de pele, lesões de boca, inapetência, desnutrição e outras. Mas Celso Fernandes faz questão de salientar que o Centro não funcionará como hospital, não fará internações, “ele vai orientar e auxiliar no tratamento e assim evitar novas internações na rede hospitalar. Nosso objetivo maior é humanizar o tratamento, diminuindo assim a dor e o sofrimento do paciente e de suas famílias”.

 

Vídeo: Depoimento do médico Dr. Celso Fernandes Jr ao publicitário Pedro Franciscon gravado em Abril de 2013.

Imagens: . Fabio Rodrigues . Memória Digital

Fonte: Bonde, recebido por email colaborador Laurindo de Lázari