Grande vulcão ativo é descoberto nas profundezas da Antártida

O que poderia estar escondido sob a imensa capa de gelo do continente da Antártida? Diante desta pergunta, seria difícil que viesse à mente a imagem de um grande vulcão ativo e repleto de fumaça. Porém, por mais inusitado que seja, foi isso que encontraram pesquisadores da Universidade de Washington, na região de Marie Byrd Land. Na área, foi identificado um vulcão em atividade, ainda em formação, a um quilômetro abaixo da camada de gelo.

O vulcão foi encontrado, primeiramente, por causa dos abalos sísmicos registrados na Antártida ocidental, entre 2010 e 2011, a mais de 25 quilômetros de profundidade. Depois de investigar qual teria sido a natureza destes abalos, os pesquisadores ficam convencidos de que a causa era a presença deste vulcão: os dois terremotos foram produzidos pela grande atividade do magma que antecede uma erupção.

De acordo com os pesquisadores, a presença deste vulcão resulta em calor que, provavelmente, provoca um grave aumento na taxa de derretimento do gelo na região. Por conta do artigo publicado na revista Nature Geoscience sobre a descoberta, caiu por terra a teoria que previa que estes sismos eram provocados por um vulcão localizado nas proximidades do Monte Sidley, já que a última erupção deste vulcão teria ocorrido há 8 mil anos, de acordo com uma análise da camada de cinzas que cobre a montanha.

Fonte: Seu History