‘Darth Vader do bem’ é registrado em ação para crianças com câncer no RS

Legiao_do_bem

Na saga cinematográfica “Star Wars”, Darth Vader é o grande vilão. Porém, para muitas crianças em tratamento contra o câncer em Santa Maria, na Região Central do Rio Grande do Sul, o personagem é a representação viva de esperança e alegria para este Natal.

‘Me sensibilizou’, diz ‘Darth Vader’ que visitou menino com câncer

Darth Vader, o Jedi Obi Wan Kenobi e soldados troopers substituíram o Papai Noel e sua trupe e visitaram o Centro de Tratamento da Criança com Câncer do Hospital Universitário de Santa Maria. A ação, que foi registrada pela internauta Roberta Ávila, aconteceu na última quinta-feira (12), durante a festa de Natal das crianças e jovens que fazem tratamento no hospital.

A ação inusitada foi realizada pelo grupo de voluntários “Legião do Bem”, que tem com principal objetivo levar para as crianças em tratamento do câncer atividades alegres, divertidas e teatrais com os personagens da Saga Star Wars. Além das apresentações também são distribuídos brinquedos da saga. Tudo isto com o objetivo de auxiliar no tratamento do câncer.

Ação começou a ser feita neste ano e pretende levar um Natal diferente para as crianças do Centro de Tratamento da Criança com Câncer do Hospital Universitário de Santa Maria de Santa Maria.

Legiao_do_bem_02“É muito legal ver a reação das crianças. Em Santa Maria, existem entre 60 e 70 crianças em tratamento oncológico. E todas as crianças foram atendidas. O principal objetivo é o fortalecimento da alegria. É um Papai Noel diferente, é um encontro diferente e o objetivo é levar alegria para essas crianças”, comenta ao G1 a internauta de 42 anos.

A ideia de trocar o Papai Noel por Darth Vader surgiu em setembro deste ano e se baseou nas ações assistenciais feitas nos Estados Unidos pelo diretor dos filmes, George Lucas, desde a década de 1970. Nestes três meses, foram realizadas diversas ações que levam os personagens da série em contato com as crianças que fazem tratamento oncológico.

Os presentes foram arrecadados de diversas partes do Brasil através da página do grupo no Facebook. Ao todo, 15 integrantes incorporam os personagens da franquia de filmes de ficção científica mais famosa do mundo.

A ação que fecha o trabalho do grupo aconteceu nesta quinta-feira (19). Na ocasião, as crianças que estão internadas no centro de tratamento receberam o evento natalino inusitado.

Nota da redação: de acordo com o coordenador do Museu e Observatório Cosmos de Santa Maria, Hernán Mostajo, criador da Legião do Bem, a entidade busca atender cerca de 600 crianças que sofrem de câncer no estado. Além do HUSM, o trabalho é realizado no Hospital Conceição e o Hospital de Clínicas, em Porto Alegre. Segundo Mostajo, apenas as três instituições têm tratamento para o câncer infantil no estado.

Fonte: G1