Dispositivo portátil mede concentração de poluentes no ar

NODE-1

A empresa Variable Technologies desenvolveu uma linha de dispositivos avançados, capazes de fazer medições dos índices de emissões de carbono no ar e diversos indicadores gerais, como concentração de substâncias tóxicas, temperatura e velocidade. Batizados de NODE, os dispositivos poderão ser aliados em pesquisas ambientais e comparações de gases tóxicos de acordo com cada localidade.

Os pequenos equipamentos foram desenvolvidos pelo especialista George Yu, ex-funcionário do Departamento Norte-Americano de Segurança Interna, mas, no início, o inventor não recebeu incentivos para a comercialização do NODE. Afastado do órgão norte-americano, Yu fundou a Variable Technologies em 2012, e começou a aprimorar a tecnologia com a sua equipe, até chegar à versão final dos dispositivos, que começarão a ser vendidos a partir de abril deste ano, segundo o site Greensavers.

Para identificar os níveis de poluição, os dispositivos disparam ondas de infravermelho no ar, detectando a quantidade de moléculas de monóxido de carbono e outras propriedades poluentes. Depois da análise, uma conexão instantânea é estabelecida com os celulares dos usuários, por meio de um aplicativo que envia um relatório das condições atmosféricas do local. A ideia é tornar acessível o trabalho dos meteorologistas, por meio de informações simples e possíveis de serem compreendidas por grande parte das pessoas.

A equipe da Variable Technologies deu início à campanha de captação de recursos em 2012 e superou a meta estipulada para o período. Os produtos da empresa têm preços variados: as versões que conseguem captar monóxido de carbono e outros gases tóxicos serão vendidas por 149 dólares, enquanto a mais sofisticada chega a custar 199 dólares.

Fonte:CicloVivo