O escocês Stewart Fraser sai para pescar todos os dias. Mas quando chegou no mar da península de Karikari, na Nova Zelândia, em uma manhã de janeiro de 2014, nunca pensou que pudesse fisgar um exemplar raro, único no mundo.
Só olhos bem treinados para detectar um peixe transparente, que ficaria praticamente invisível flutuando sobre a superfície da água, devem ter imaginado seus filhos e amigos que o acompanhavam. “A forma e a falta de cor me chamaram a atenção, então resolvi pegá-lo para ver mais de perto”, declarou com humildade. “Tinha uma consistência gelatinosa, dava para ver através dele, a não ser por uma bolha laranja, era um peixe completamente transparente”.
O peixe exótico foi analisado por cientistas. Deborah Cracknell, pesquisadora do Aquário Nacional de Plymounth, na Inglaterra, afirma que pode se tratar de um salpa maggiore, mas nem os especialistas chegaram em um consenso sobre a verdadeira natureza do animal.
O salpa, segundo Paul Cox, diretor de conservação do mesmo aquário, é pouco conhecido pela ciência. “Não podemos confirmar a espécie do peixe transparente, mas sabemos que ele habita mares de águas geladas”, admite. Dúvidas a parte, ninguém pode falar que o peixe incrível fisgado por Fraser é mais uma história de pescador.
Fonte: Seu History