Confirmada a existência de água em mais um planeta do Sistema Solar

ceres-agua-sistema-solar-planeta

Uma equipe internacional de cientistas confirmou, em um artigo na revista Nature, a existência de água na superfície de Ceres, o menor planeta anão do sistema solar.

A descoberta foi possível com a utilização da sonda Herschel, da Agência Espacial Europeia, e confirma a suspeita que a ciência já tinha há anos: a água é um dos principais elementos desse planeta. Agora é possível entender a atividade de Ceres, que expulsa 6 quilos de vapor de água por segundo. A superfície de gelo é sublimada, transformando-se em vapor que, em seguida, é expelido.

A certeza da presença de água neste pequeno planeta de 950 km de diâmetro é uma informação bastante valiosa. Isso reforça a teoria de que a água de nossos oceanos chegou à Terra viajando em asteroides. Acredita-se que, na época em que o sistema solar se formou, há aproximadamente 4.600 milhões de anos, sua parte central era quente demais para condensar água em seus planetas interiores.

A água em Mercúrio, Vênus, Marte e na Terra teria chegado em seguida, devido a um bombardeio de cometas e asteroides. Ceres é um grande objeto de estudo da ciência pelas muitas informações que podem ajudar a esclarecer a história do sistema solar. E seguirá sendo estudado minuciosamente, já que em 2015 a sonda Dawn, da NASA, explorará sua órbita.

O cientista Göran Pilbratt, responsável pelo Projeto Herschel para a Agencia Espacial Europeia, explica que “as descobertas de Herschel trazem dados sobre a distribuição de água no Sistema Solar”. Como Ceres constitui aproximadamente a quinta parte da massa total do cinturão de asteroides, essa descoberta não é apenas fundamental para o estudo dos corpos menores do sistema solar, como também nos ajuda a compreender a origem de água em nosso planeta.

Fonte: Seu History