O grafeno é o material do futuro, entre outras razões, porque é extremamente duro (cem vezes mais forte do que o aço), leve, flexível e elástico. Desde que foram descobertas suas propriedades e potenciais aproveitamentos, a pergunta que ficou no ar foi: como facilitar a produção do grafeno?
A resposta surpreendente a essa pergunta foi dada por um pesquisador da Trinity College de Dublin (Irlanda), responsável por difundir uma fórmula para fabricar grafeno que pode ser preparada em praticamente qualquer residência. Segundo o artigo publicado pela Nature Materials, o grafeno pode ser obtido a partir dos seguintes ingredientes: água, pó de grafite (como o do lápis) e detergente. Como ferramenta, é preciso de apenas um liquidificador.
Esse foi o resultado a que chegou Jonathan Coleman, do Centro de Pesquisa CRANN, misturando 25ml de detergente, entre 20 e 50g de pó de grafite e meio litro de água em um liquidificador 400 watts. O resultado? Lâminas de grafeno de boa qualidade suspensas na água.
Para separar o grafeno da água e comprovar sua qualidade, foram utilizados elementos como espectrômetros, centrífugas e microscópios eletrônicos. Desse modo, foram produzidos 5g de grafeno por hora – dez vezes mais do que em experimentos anteriores.
Os especialistas afirmam que esse é um passo importante para se chegar à produção em massa desse material. O próximo passo do experimento é realizar testes em escalas industriais, com 10 mil litros de líquido para produzir 100g por hora.
Fonte: Seu History