Um grupo de astrônomos, liderados por Kevin Luhman, da Universidade Estadual da Pensilvânia, nos EUA, descobriu, recentemente, uma estrela do tipo “anã marrom”, que tem uma temperatura tão baixa quanto o polo norte da Terra.
A surpresa sobre este corpo celestial, descoberto pelos telescópios infravermelhos WISE e Spitzer, da NASA, está no fato de que se trata se de um sistema solar totalmente desconhecido até agora, que se encontra a apenas 7,2 anos-luz de nosso planeta. Esta distância confere à estrela o posto de quarta mais próxima do Sol.
As anãs marrons não brilham, já que não podem “queimar” o combustível armazenado em seus núcleos. Dentre todas, esta é a mais fria de que se tem notícia, com uma temperatura oscilando em torno de 13o. e 48o. graus abaixo de zero. “É surpreendente descobrir um novo vizinho tão próximo no nosso Sistema Solar. E sua temperatura ensina bastante sobre a atmosfera dos planetas, que geralmente possuem temperaturas semelhantes” explicou Kevin Luhman. Ao mesmo tempo, o astrônomo descartou qualquer possibilidade de habitabilidade do planeta já que “seria demasiado gelado para o tipo de vida que conhecemos.”
Fonte: Seu History