Para comemorar o Dia dos Pais, separamos sete exemplos inspiradores de papais do reino animal que têm papel fundamental e estão sempre presentes na criação de seus filhotes. Veja quais são eles:
1. Peixe-Palhaço
Assim como o exemplo do Marlin, pai do Nemo no desenho animado, é tarefa do macho procurar um local adequado perto das anêmonas para que as fêmeas do peixe-palhaço possam depositar seus mais de 300 ovos. Quem vigia todos eles e os protege dos predadores é o pai.
2. Pinguim
A tarefa de aquecer os ovos é do pai. Enquanto isso, a fêmea sai em busca de alimentos. Depois que os filhotes nascem, os papéis se invertem e o papai pinguim sai para caçar o alimento e cuidar da família.
Foto: Christpfer Michel / Flickr
3. Avestruz
Os avestruzes não são animais monogâmicos. Cada macho chega a ter até sete fêmeas. Mas, depois que elas botam os ovos, a tarefa fica toca a cargo do pai. É ele quem choca e que cuida dos filhotes até eles chegarem a fase adulta.
4. Cavalo-Marinho
Esta é uma das situações mais curiosas. A gestação do cavalo-marinho é feita pelo pai. A mãe deposita os ovos em uma bolsa no ventre do macho, que os mantêm incubados até que os filhotes se desenvolvam. Na espécie brasileira, este período de pregnância dura de 12 a 20 dias.
5. Leão
Mesmo que a tarefa de cuidar dos filhotes seja responsabilidade mais comum à mãe, os papais leões também estão muito presentes, principalmente liderando as brincadeiras. Quando os leões vão crescendo, eles se juntam ao pai para proteger a família.
6. Sagui
Os papais saguis estão sempre presentes. Normalmente, a cada gestação dessa espécie nascem dois filhotes. Assim sendo, a mãe se incumbe de levar sempre às costas um dos bebês, enquanto o pai carrega o outro.
7. Flamingo
O flamingo é um dos melhores parceiros do reino animal. Ele é monogâmico durante toda a vida e acompanha a fêmea em tudo, deixando que ela domine. A defesa do ninho e a criação do filhote até a fase adulta é totalmente compartilhada entre o casal.
Fonte: CicloVivo por Thaís Teisen