De acordo com uma pesquisa realizada pelo Dr. Robert Swartz, do National Center for Teaching Thinking, uma porcentagem muito pequena da população sabe pensar, entendendo o pensamento como a tarefa de raciocinar e resolver problemas de forma criativa. E isso, segundo o próprio Swartz, não é um mero detalhe: “Pouca gente no planeta aprendeu a pensar de forma mais ampla e criativa (…). O progresso da humanidade depende desse pensamento”. E qual é a porcentagem da população que não sabe pensar da maneira correta? De 90 a 95%. E essa é uma característica inerente ao ser humano ou tem a ver com outros fatores?
Para o especialista, esse é um fato cultural e sua origem está nas escolas: nelas, onde as pessoas deveriam aprender a raciocinar, são obrigadas, em vez disso, a memorizar. Realizado o diagnóstico, Swartz propõe também a receita para a cura: incentivar a comunicação desde a infância e criar, nas escolas, matérias de aprendizagem ativa e não passiva, como acontece até hoje. O segredo está no pensamento crítico, o qual deve ser desenvolvido ao mesmo tempo em que é estimulada a empatia pelos semelhantes, a valorização das ideias alheias e o trabalho em equipe.
Fonte: Seu History por ABC