Portadora da síndrome de down lança livro sobre diferenças, amizade e inclusão social

debora-historias

Primeira portadora da síndrome de Down a se formar professora no Brasil, Débora Seabra é autora de “Débora conta histórias” (Ed. Alfaguara). Débora, que nasceu em 1982, em Natal (RN), frequentou colégios tradicionais e foi estimulada como qualquer criança desde pequena. Há 9 anos, ela é professora auxiliar na Escola Doméstica de Natal, onde trabalha com crianças entre 6 e 7 anos. Sua história é um exemplo para quase 300 mil brasileiros com Down. Destes, apenas 100 estão no mercado de trabalho.

Para escrever o livro, a autora buscou inspiração em sua antiga professora, Sandra Nicolussi, uma amiga fundamental em sua vida. Através da pequena personagem Sandra, uma menina que vive em uma fazenda, Débora apresenta fábulas curtas sobre a superação das dificuldades e preconceitos e sobre a importância da amizade.

“A menina Sandra e a fazenda”, “Cachorro e papagaio podem ser amigos”, “Passarinho com asa quebrada também voa”, “Coelhinho preto também tem seu encanto”, “A galinha surda”, “O sapo que não nadava”, “O pato que não queria namorar com a pata” e “Gato preto dá azar?”, oito histórias que tratam, de um jeito simples, sobre relações de afeto superando deficiências e diferenças. ”São contos que ensinam docemente – e não só às crianças, porque os adultos também tem muito o que aprender com gente da grandeza de Débora”, avalia o escritor João Ubaldo Ribeiro.

Leia um trecho do livro.

debora_conta_historiasDébora conta histórias

Autora: Débora Araújo Seabra de Moura

Ilustrações: Bruna Assis Brasil

Selo: Alfaguara infantil

Páginas: 32

 

 

 

 

 

Fonte: Sílaba Tônica