Araraquara, cidade localizada no interior de São Paulo, completa hoje (22 de Agosto) 199 anos. É conhecida pela poética expressão “Morada do Sol”, pois, segundo uma das hipóteses para a origem do nome da cidade, o fundador do município, Pedro José Neto, construiu uma capelinha dedicada ao padroeiro São Bento nos Campos de Aracoara (“Morada do Sol”: lugar onde mora a luz do dia, na língua tupi) na região dos campos de Piratininga, que era habitada pelos guaianás, uma tribo indígena.
No início do século XIX, Araraquara tinha a economia baseada em milho, cana-de-açúcar, algodão e fumo. As carnes mais consumidas eram a bovina e a suína. Já na segunda metade do século XIX, o café substituiu os cereais e a cana-de-açúcar, tornando-se um dos produtos mais importantes na economia araraquarense.
No ano de 1885, a chegada da ferrovia aumentou o crescimento da cidade, Araraquara foi a primeira cidade do interior a ter linhas de ônibus elétricos e também já foi considerada a cidade mais limpa das três Américas.
Conforme o ranking IFDM (Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal), que usa critérios de renda, educação e saúde, atualmente Araraquara é a cidade brasileira melhor qualificada.
Localiza-se a 21º47’40” de latitude sul e 48º10’32” de longitude oeste, a uma altitude de 664 metros. Sua população estimada em 2015 é de 226 508 habitantes.
O município está praticamente conurbado com Américo Brasiliense. Araraquara abriga várias universidades e empresas do porte da Cutrale, Lupo, Nigro entre outras.
Parabéns para nossa querida cidade.
Fonte: com informações Pueri Domus , Jornal Imparcial