Parar de fumar diminui a ansiedade, revela estudo

Muita gente diz que fuma para controlar a ansiedade, mas um estudo acaba de mostrar exatamente o contrário: largar o vicio do cigarro faz diminuir a ansiedade.

Cientistas das universidades de Cambridge e Oxford e do King’s College, em Londres, acompanharam 500 fumantes que iniciaram consultas para tentar largar o tabagismo, nas clínicas do sistema nacional de saúde britânico.

Destes, 68 deixaram definitivamente de fumar após seis meses, revelando uma “significativa” diminuição nos níveis de ansiedade.

De acordo com a BBC, o efeito de redução da ansiedade foi maior nos fumantes que apresentavam distúrbios de ansiedade e humor, do que naqueles que fumavam apenas por prazer.

Nos fumantes com estes transtornos, que voltaram a fumar depois do tratamento, observou-se um “ligeiro” aumento do stress, ao passo que nos do segundo grupo o insucesso da tentativa não teve qualquer efeito nos níveis de ansiedade.

Os fumantes que mantinham o hábito para tentarem acalmar-se tinham maior probabilidade de fumar um cigarro imediatamente após acordar com o objetivo de suprir a falta da nicotina.

Ao deixar de fumar, estes episódios repetidos de ansiedade pararam de acontecer, fazendo com que os indivíduos analisados se tornassem mais calmos.

A equipe envolvida no estudo acredita que a descoberta de que parar de fumar reduz a ansiedade poderá agora ser útil para “convencer” os fumantes preocupados com o aumento do stress a abandonar o vício, sem receio de se tornarem mais ansiosos.

Fonte: Só Notícia Boa com informações da BBC