A música faz parte das nossas vidas, é quase imprescindível no dia-a-dia atual. É um prazer ouvir música. Mas será que tem alguns benefícios?
A música é algo ancestral, muitos defendem que esta é uma prática ancestral e humana. Isto é, desde que existe o ser humano como hoje o conhecemos (homo sapien sapien). Há registros que existia música a centenas de anos antes do nascimento de Cristo. Considerada por muitos, uma forma de comunicação e como tal, é indissociável ao ser humano.
A música existe à vários milhares de anos, porem devido às tecnologias e meios de comunicação atuais, ela está cada vez mais presente nos nossos dias e nas nossas vidas.
A música está diretamente relacionada com os sentimentos e emoções. A música que escolhemos ouvir está relacionada com o nosso “estado de espírito” ou melhor, com o nosso humor. Quem nunca se emocionou ao ouvir uma música?
A escolha da música reflete o nosso humor, ao mesmo tempo que a música desperta-nos emoções, podemos deduzir que a música é um intensificador do nosso estado de humor. Por outras palavras, quando estamos deprimidos escolhemos músicas tristes, o que nos faz ficar mais tristes, o mesmo acontece com sentimentos positivos. A música é então um prolongamento da nossa emoção.
É um prazer ouvir música, mas será que possui alguns benefícios para os seus ouvintes?
Vamos então enumerar 6 Benefícios de ouvir música:
Analgésico – Ouvir música tem um papel analgésico, visto que origina a liberação de endorfinas no nosso cérebro, consideradas os analgésicos naturais. Estudos indicam que pode reduzir a dor até 21%. Além de analgésico, a música têm outras influencias diretas e indiretas sobre a dor, esta pode desviar a atenção da dor, provocando um relaxamento animador. Com a música as pessoas têm mais controle sobre a dor, reduz a depressão e reduz o sentimento de estranheza face alguma “diferença” que possam ter.
Reduz a Ansiedade – A música reduz o stress e a ansiedade. Estudo indica que basta ouvir música suave 30 minutos 2 vezes por dia, durante duas semanas, para os níveis de ansiedade reduzirem significativamente. Ouvir música melhora a qualidade de sono, visto que ajuda a relaxar e baixar a ansiedade, além que melhora a condição psicológica de doentes que sofram de tumores. Por reduzir a ansiedade e o stress, permite optimizar a eficácia do sistema imunológico no combate de outras doenças.
Benefícios Cardiovasculares – Ouvir música também pode reduzir a frequência cardíaca e pressão arterial. Por consequência de uma pressão arterial mais baixa, a música reduz o risco de problemas de saúde como nas doenças cardiovasculares.
Estimulador – Existem músicas que melhoram a atenção e a concentração, fazendo com que as pessoas se concentrem mais e durante mais tempo, promovendo um estado calmo e meditativo, promovendo uma sensação de bem-estar e criatividade.
Otimiza o desempenho físico – Ouvir música enquanto se exercita, aumenta o desempenho e grau de comprometimento. Aumenta a resistência ao cansaço e fadiga, podendo agir também como estimulante, intensificando o treino.
Aumenta o otimismo – Ouvir música, contribui para manter um estado positivo, mantendo a depressão afastada e controlada. A música faz-nos lembrar momentos felizes e dias positivos, aumenta a auto-estima e auto-confiança. A música ajuda a socializar, conhecer pessoas, contribuindo para o sentimento de identificação e pertença.
E você, ouve música ?
Fonte: Psicologia Free