Pouco tempo pra malhar? Isso não é mais desculpa para não exercitar o corpo.
Um grupo de cientistas britânicos revelou que apenas três minutos de exercício intensivo, por semana, podem ser suficientes para preservar a saúde das pessoas sedentárias.
Os cientistas são das universidades de Nottingham, Birmingham e Bath, no Reino Unido.
Eles defendem um regime pioneiro de fitness rápido que consiste na realização de 30 segundos de exercício intensivo com breves pausas para descanso, perfazendo um total de três minutos por semana.
Pode ser de bike, na bicicleta ergométrica, subindo e descendo as escadas de casa, ou simplesmente correr. Mas tem que ser rápido.
Eles garantem que os resultados são surpreendentes, para o organismo e até mesmo para a perda de peso.
“Pedalar vigorosamente exige o uso não apenas dos músculos das pernas, mas também da parte superior do corpo, incluindo braços e ombros. 80% das células musculares do organismo são ativadas, em comparação com as 20% ou 40% que se ativam com caminhadas ou exercício moderado”, aponta Timmons.
Há 8 anos a equipe coordenada pelo especialista em exercício Jamie Timmonsde Timmons está testando o sistema HIIT – High Intensity Impact Training (Treino de Impacto de Alta Intensidade, em português) em centenas de voluntários britânicos e canadenses “fora de forma”.
Segundo Timmons os resultados da pesquisa têm comprovado que apenas três minutos de exercício semanais proporcionam as mesmas melhorias para a saúde que várias horas passadas na academia ou correndo numa pista. Porém, a especialista admite que a equipe ainda não sabe explicar o motivo, porque as pesquisas ainda não terminaram. Ainda vão levar mais dois anos.
O regime de fitness também é eficaz para quem quer emagrecer, já que não estimula tanto o apetite como o exercício tradicional, exigindo menos energia.
O sistema aumenta o metabolismo, queima calorias, incentiva a eliminação de gorduras edesenvolve os músculos.
Fonte: Só Notícia Boa, com informações do Daily Mail.