Mistério! Ilha grega pode esconder o segredo da longevidade

Um mistério intriga cientistas da Europa.

Os moradores da ilha de Ikaria, no leste da Grécia, vivem em média 10 anos a mais que a maioria dos seus vizinhos europeus.

A comunidade científica quer compreender as razões da boa nova e vai mandar uma equipe até lá, para estudar o que acontece com os oito mil habitantes da ilha.

Especialistas da Universidade de Atenas estudaram os moradores locais com mais de 65 anos de idade e constataram alguns hábitos que contribuem para uma vida mais saudável.

Entre eles está uma vida social ativa, a *sesta depois do almoço, a moderação nas bebidas alcoólicas e poucos fumantes.

A alimentação tem também influencia numa vida longa.

Os habitantes de Ikaria têm uma dieta típica da região do Mediterrâneo: consumem diversos tipos de legumes, frutas e peixes e bebem variados tipos de chás de ervas secas, como camomila, hortelã e salvia.

Além disso, ao contrário do que costuma acontecer nos restantes países europeus, os idosos assumem um papel importante na sociedade, o que faz com que os níveis de demência e depressão sejam baixos.

60 por cento dos moradores com mais de 90 anos da ilha grega ainda estão fisicamente ativos, revelou o estudo.

Christina Chrysohoou, cardiologista da Universidade de Atenas, afirmou que os moradores da ilha sofrem as mesmas doenças que as outras pessoas, como por exemplo câncer e doenças cardíacas, mas devido ao estilo de vida saudável adotado, os problemas tendem a aparecer mais tarde.

“A idade média para a ocorrência de doenças cardiovasculares no mundo é entre os 55 e os 65. Em Ikaria isto acontece cerca de dez anos depois”, afirmou Chrysohoou.

Fonte: Só Notícia Boa com informações da BBC e Boas Notícias.

*Sesta: Pequeno cochilo no início da tarde, geralmente depois do almoço.