Hospital reduz em 50% o desperdício de alimentos: campanha de conscientização

O Hospital Oswaldo Cruz, em São Paulo, conseguiu diminuir em 50% o desperdício de alimentos.

Uma campanha interna de conscientização descobriu que “em 2011, a quantidade de alimentos desperdiçados em um único almoço chegava a 110 kg. Era como se cada colaborador jogasse fora o equivalente a 129 gramas de comida”, conta Joyce Rebouças, Gerente de Nutrição da instituição.

O desperdício acontecia no restaurante dos colaboradores.

Um ano depois da campanha apareceram os resultados.

Na comparação entre janeiro e dezembro do ano passado o desperdício caiu de 76 Kg, registrados no começo do ano, para 38 kg de alimentos, descartados no final de 2012.

A campanha

Para incentivar os colaboradores a seguirem na campanha, quem devolve a bandeja sem sobras de alimentos recebe um cupom e participa do sorteio de brindes.

Para os que não cumprem a proposta, a ação é diferente.

“Todos os que devolvem os pratos com restos recebem orientação sobre o impacto socioambiental gerado pelo desperdício para o meio ambiente. Queremos, dessa forma, fazer com que as pessoas levem essas lições para a casa e repliquem essa experiência com a família e amigos”, finaliza Joyce.

A campanha terá continuidade em 2013 e contará com novas ações de incentivo.

Além de evitar o desperdício de alimentos ela pretende reduzir a quantidade de resíduos enviados a aterros sanitários e otimizar a utilização de recursos.

Fonte: Só Notícia Boa com informações do Ciclo Vivo.