De acordo com a Fundação Nacional do Índio ( Funai), uma nova comunidade indígena foi descoberta no Brasil. O grupo totalmente isolado foi visto no Vale do Javari, na Amazônia.
Com a ajuda do Centro de Trabalho Indigenista (CTI) e através de um sobrevoo realizado em abril deste ano, foi possível avistar três clareiras com quatro grandes habitações no local. A Funai afirma que há 200 índios lá que se comunicam atrás da língua da família Pano.
A comunidade já havia sido identificada em fotos de satélite, mas somente pelos ares foi possível confirmar o feito. Fabrício Amorim, coordenador da Frente do Vale do Javari, afirma que descobertas como essa demanda anos de pesquisas documentais, expedições e análises de imagens de satélite.
Naquele perímetro, hoje, há oito grupos de índios isolados com malocas, roças e tapiris (choupanas), mas entre os anos de 2006 e 2010, mais de 90 sinais de ocupações foram avistados na mesma área. Em nota, a Funai diz que esses agrupamentos foram montados há menos de um ano. Juntamente com eles há plantações de milho, bananas e uma vegetação rasteira similar à de amendoins.
O Vale do Javari possui um complexo indígena isolado considerado o maior da Amazônia e do mundo. De acordo com a Funai, em toda esta região vivem cerca de 2 mil índios. Mesmo com o isolamento total, estes povos vêm sofrendo com a ocupação regional.
Segundo Amorim, “entre as principais ameaças à integridade desses grupos estão a pesca ilegal, a caça, a exploração madeireira, o garimpo, atividades agropastoris com grandes desflorestamentos, ações missionárias e situações de fronteira, como o narcotráfico”. Além disso, a exploração de petróleo no Peru também pode agravar essa situação.
Fonte: IG