Com o retorno das férias de verão e o início do ano letivo escolar, a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo orienta a população paulista a colocar em dia a vacinação contra o sarampo. Quem for viajar para o exterior precisa receber a dose da vacina até dez dias antes.
Segundo o Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) da Secretaria Estadual, um caso da doença foi registrado este ano, um morador de Bauru, de 20 anos, viajou para a Flórida (EUA) e possivelmente contraiu a doença no local.
O sarampo é uma doença viral altamente transmissível. A circulação do vírus ocorre em diferentes partes do mundo, como a Europa, Ásia, Oceania e África. Somente neste ano, há informações de circulação intensa no Reino Unido, Congo, Uganda e Paquistão. O Estado de São Paulo não confirmou casos de sarampo em 2012.
A vacina tríplice viral, usada na prevenção contra o sarampo, protege também contra rubéola e caxumba. No calendário básico de vacinação, a primeira dose é aplicada aos 12 meses de idade e uma segunda dose entre 4 e 6 anos de idade. Para as pessoas entre 7 e 19 anos de idade recomenda-se que recebam duas doses (com intervalo de 30 dias) e, as pessoas entre 20 e 50 anos, pelo menos uma dose.
Aos viajantes que retornam ao Estado de São Paulo, a orientação é para ficarem atentos aos sintomas do sarampo – febre e exantema (manchas avermelhadas no corpo), acompanhados ou não de tosse, coriza e conjuntivite. Nesses casos, a recomendação é para procurarem imediatamente um serviço de saúde e evitar contato com outras pessoas antes do atendimento médico.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação Social da Prefeitura de Araraquara.
*Com informações da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo