Magnata quer mandar casal para a órbita de Marte

Em menos de cinco anos, um casal de astronautas pode estar a caminho de Marte, em uma missão privada e audaciosa que os colocaria na órbita do planeta vermelho, de acordo com um plano divulgado nesta quarta-feira (27).

A viagem levaria o casal até a 160 quilômetros de Marte, o que significaria uma viagem de 16 meses em uma minúscula cápsula espacial. O projeto sem fins lucrativos, chamado Inspiration Mars (em tradução livre, Inspiração Marte) pretende aproveitar uma rara aproximação entre a Terra e o planeta, e não conta com a participação da agência espacial dos Estados Unidos.

Os financiadores da missão pretendem usar um foguete e cápsula privados, com design simples, o que em tese poderia levar uma tripulação a Marte por uma fração do que a Nasa gasta com o envio de robôs, como o Curiosity .

Os tripulantes não terão uma nave para pousar em Marte, e nenhum traje para caminhadas espaciais. As quantidades de comida, água e roupas serão mínimas, e sua urina será tratada para se tornar água potável.

“Não será uma missão fácil,” disse o chefe técnico do projeto, e um dos candidatos a tripulante, Taber MacCallum, em uma entrevista.

Ela também envolve mais riscos do que uma missão estatal permitiria, admitiu MacCallum, que ressaltou que o projeto pode se tornar uma inspiração para outros.

O financiamento inicial do Inspiration Mars vem do multimilionário Dennis Tito, o primeiro turista espacial . Ainda não há dados oficiais sobre o valor total do projeto, mas observadores dizem que os custos serão superiores a um bilhão de dólares (cerca de dois bilhões de reais).

Indagado a respeito da razão de se enviar um casal a Marte, MacCallum disse: “Isto é muito simbólico, e nós precisamos que eles representem a humanidade, com um homem e uma mulher”. E completou que um casal, em uma viagem tão longa e com pouco espaço, seria capaz de dar um ao outro o apoio emocional necessário quando estiverem longe da Terra.

O cronograma da missão está delineado em um artigo a ser apresentado em uma conferência científica no mês que vem. O lançamento do casal aconteceria em 5 de janeiro de 2018, um sobrevoo a Marte em 20 de agosto do mesmo ano, e a volta à Terra está prevista para 21 de maio de 2019.

O professor da Universidade de Stanford e ex-chefe da missão de Marte da Nasa Scott Hubbard diz que o artigo tem “muita inspiração e poucos detalhes técnicos. Mas o que está lá está correto”.

O porta-voz da Nasa David Steitz afirmou que a iniciativa valida a decisão do presidente Barack Obama de confiar na inovação do setor privado para explorar o espaço, e que o projeto “é um testemunho do arrojo da indústria aerospacial americana e do espírito aventureiro dos exploradores-cidadãos americanos”. Steitz disse que a Nasa discutiria com o Inspiration Mars futuras colaborações benéficas a ambos.

 

Fonte: IG (Com informações da AP)