Caminhar ajuda a aliviar dores lombares, descobrem cientistas

A fisioterapia é a única solução para quem sofre de dores lombares.

Uma nova pesquisa da Universidade de Tel Aviv, em Israel, sugere que as caminhadas são uma forma eficaz de combater este problema.

O estudo, realizado por Michal Katz-Leurer e Ilana Shnayderman, do departamento de fisioterapia da universidade israelita, concluiu que um simples treino aeróbico composto por caminhadas é tão eficiente no alívio das dores como os programas de fortalecimento muscular, que são pagos, requerem equipamento especializado e só podem ser feitos em clínicas de reabilitação.

De acordo com Katz-Leurer, coordenadora da pesquisa publicada na revista científica Clinian Rehabilitation, fazer uma caminhada de 20 a 40 minutos, duas a três vezes por semana, é o suficiente para conseguir benefícios.

As dores lombares são um problema comum em todas as idades.

De acordo com o grupo, as pessoas que sofrem de dores lombares não devem ficar na cama e manter-se imóveis. Ao contrário!

Devem caminhar de forma ativa, porque a prática de caminhadas faz com que os músculos lombares e abdominais trabalhem com tanta eficácia, como acontece durante exercícios completos e localizados.

Os especialistas salientam ainda que as caminhadas têm a vantagem adicional de encorajar os indivíduos a seguir um estilo de vida mais saudável em termos gerais.

A pesquisa foi feita com 52 pacientes com dores lombares.

Metade dos participantes completou um programa típico de fortalecimento muscular, com duas a três sessões de exercícios semanais ao longo de seis semanas.

A outra metade completou um programa aeróbico baseado em caminhadas, caminhando uma a três vezes por semana.

O último grupo começou com caminhadas de 20 minutos, depois para 40, à medida que a resistência aumentou.

Os resultados mostraram que ambos os grupos registaram melhorias em todas as áreas analisadas e comprovaram que as caminhadas são “um tratamento tão eficaz como aquele que poderia ter sido recebido numa clínica”, afirmou Katz-Leurer.

As pessoas ativas fisicamente têm também menos probabilidade de sofrer de outro tipo de dor ao longo da vida e as caminhadas contribuem ainda para reduzir a pressão arterial, melhorar o funcionamento do cérebro e do sistema imunitário e para reduzir o stress.

Fonte: Só Notícia Boa com informações do Boas Notícias.