Comer alimentos ricos em potássio pode diminuir em 24% o risco de derrame, também chamado de AVC, Acidente Vascular Cerebral, e doenças cardiovasculares.
É o que diz uma pesquisa realizada por cientistas britânicos do Programa Alimentar Mundial das Nações Unidas, do Colégio Imperial de Londres e da Escola de Medicina de Warwick, e publicada no British Medical Journal.
Entre os alimentos ricos em potássio estão batata, tomate, feijão branco, abacate, beterraba e banana. (Veja abaixo os 10 alimentos que mais tem potássio).
Basta comer duas ou três frutas ou vegetais por dia para baixar a pressão, que em níveis muito alterados pode levar ao AVC.
Os resultados sugerem que o aumento do potássio, combinado com a redução do uso de sal, pode ser bom para crianças, adultos e idosos.
Apesar de o potássio já ter sido relacionado com os níveis de pressão sanguínea em estudos anteriores, esta investigação vem mostrar que o aumento da sua ingestão “não tem qualquer efeito adverso sobre a concentração sanguínea de lipídeos, nos níveis de hormônio, ou na função renal em adultos aparentemente saudáveis”.
A equipe analisou 11 estudos internacionais, que envolveram 128 mil participantes saudáveis e para encontrar a relação entre os níveis de potássio e de sal no organismo, a equipe da Universidade de Londres analisou cerca de 3.000 voluntários, masculinos e femininos.
O Potássio
O potássio é um mineral muito importante para o bom funcionamento de todas as células, tecidos e órgãos do corpo humano, entre eles o coração e os músculos.
Ele também ajuda a neutralizar os efeitos maléficos de sódio, que é muito usado nas comidas aqui do ocidente.
Manter o equilíbrio certo de potássio no organismo depende da quantidade de sódio e magnésio no sangue.
Alimentos ricos em potássio
O nível recomendado de ingestão de potássio para um adulto saudável é 4.700 mg por dia.
Abaixo, os alimentos mais ricos em potássio:
1. Batata (média) – 952 miligramas de potássio
2. Molho de tomate (1 xícara) – 811 mg
3. Feijão branco (1/2 xícara) – 595mg
4. Batata doce (média) – 542 mg
5. Abacate (metade) – 507 mg
6. Leite de cabra (1 xícara) – 498 mg
7. Soja (1/2 xícara) – 485 mg
8. Beterraba (1 xícara/ralada) – 442 mg
9. Damasco (1 xícara/fatiado) – 427 mg
10. Tomate (1 xícara/ fatiado) – 427 mg
11. Banana (média) – 422 m
Veja que a banana só aparece na 11˚colocação! Surpreendente não?
Fonte: Só Notícia Boa com informações do Boas Notícias e do Líbero Alimentos.