Um inovador desenvolvimento da Universidade de Wageningen, nos Países Baixos, conseguiu produzir energia elétrica de plantas verdes, utilizando a interação que ocorre naturalmente entre as raízes e bactérias, por baixo da terra.
Para isso, desenvolveram um dispositivo batizado como “Plante”, uma pilha a base de combustível vegeto-microbiano, que absorve até 70% do material orgânico produzido durante a fotossíntese e mistura às bactérias subterrâneas, liberando elétrons que são em seguida, captados por um eletrodo enterrado no solo.
A preocupação mundial com a preservação do planeta e seus recursos naturais resultou em uma busca por energias alternativas, limpas e renováveis.
Diante de opções já consolidadas, como a energia solar ou eólica, a energia vegetal encontra-se em fase de desenvolvimento, entretanto já é possível alimentar um computador com a energia produzida por 15 metros quadrados de plantas.
Além disto, o uso poderá ser eficaz em hortas e jardins, onde este recurso energético poderá gerar dois produtos de uma só vez: alimentos e eletricidade.
Fonte: Seu History