Caverna que mais parece a casa do Superman existe de verdade.
Um ambiente extremamente agressivo ao ser humano e ao mesmo tempo encantador está escondido nas profundezas no estado de Chihuahua, ao norte de México. Estamos falando da Caverna dos Cristais Gigantes de Naica, um complexo mineiro, que abriga um dos maiores depósitos mundiais de prata, zinco e chumbo.
No ano de 2000, alguns mineiros encontraram esta câmera de cristais gigantes por acaso, a 300 metros de profundidade. O maior cristal achado mede 11 metros de comprimento, por quatro de diâmetro, e pesa aproximadamente 55 toneladas.
Contudo, explorar esse misterioso local não é tarefa fácil. O lugar é muito quente, com temperatura em torno de 50 graus Celsius, e a umidade do ar é entre 80% e 100%. Por conta dessas condições, um ser humano só pode permanecer neste ambiente por cerca de seis a 10 minutos, antes que ocorra uma grande perda das funções mentais.
Caso não use equipamentos especiais, a pessoa poderá ter os fluídos condensados nos pulmões, desmaiar e morrer. Mesmo com preparação adequadas, os exploradores podem ficar no máximo entre 30 e 45 minutos no interior da caverna, que mede 10m x30m.
Diante destas condições extremas, não é possível abrir o local para turistas. Além disso, como o achado tem importância secundária para os donos das minas de Naica, ela poderá ser fechada no futuro.
[nggallery id=7]
Fonte: Seu History por The Telegraph