Gorilas estariam mais próximos geneticamente do homem do que se pensava

Um estudo publicado pela revista Nature mostrou que o gorila teria uma maior proximidade genética do homem do que era pensado. De acordo com o estudo que envolveu mais de 70 pesquisadores de 20 laboratórios, sob a coordenação do Welcome Trust Institute do Reino Unido, os gorilas compartilham 98% do genoma humano –  os chimpanzés compartilham 99%, enquanto que os orangotangos, 96%.

Estes resultados foram surpreendentes entre os pesquisadores de genética, já que até agora se acreditava que o chimpanzé e o orangotango eram os mais próximos aos humanos e que, através deles, seria possível investigar o passado evolutivo e atual genética humana.

Depois de uma exaustiva comparação do material genético dos grandes primatas, os cientistas chegaram à conclusão de que os humanos compartilhariam com o gorila algumas características muito importantes, como a evolução de genes auditivos associados à linguagem. Além disso, um terço do genoma do gorila está mais próximo evolutivamente ao do homem e ao do chimpanzé, do que os genomas do homem e do chimpanzé se aproximam entre si.

Fonte: The History