A mesma equipe de pesquisadores que, recentemente, descobriu o esqueleto do Rei Ricardo III entre as ruínas do antigo monastério Gray Fiars, onde atualmente funcionava um estacionamento, em Leicester, Inglaterra, encontrou elementos ainda mais intrigantes e enigmáticos próximo da área de descoberta do corpo do rei. Perto dali, descansava um caixão de pedra, e dentro dele havia…. um outro caixão menor interno ou uma espécie de urna, de chumbo, com uma cruz na tampa.
Foram necessárias oito pessoas para levantar a tampa do caixão de pedra, que revelou o segundo caixão. Uma parte quebrada do caixão de chumbo deixa à vista ossos de pés humanos. Este segundo caixão, contudo, não foi aberto.
Mathew Morris, diretor do Departamento de Arqueologia da Universidade de Leicester, um dos especialistas que conduziram a descoberta, disse que “foi tão emocionante como encontrar Ricardo III. Contudo, não sabemos quem está dentro, ainda há dúvidas sobre essa pessoa (…) Ninguém da equipe jamais havia descoberto um caixão de pedra e, dentro dele, um segundo caixão como este. Agora, precisamos pensar na maneira correta e segura de abri-lo, já que não queremos causar nenhum estrago ao retirar a tampa”.
Os pesquisadores acreditam que o caixão possa conter os restos de um dos fundadores do monastério, ou de um monge medieval. De qualquer maneira, o que já era enigmático, agora ficou mais ainda. Resta esperar qual será a próxima surpresa.
Fonte: Seu History por Universidade de Leicester