Dr. Peter Jansen, um graduado PHD do Laboratório de Ciência Cognitiva da Universidade McMaster em Hamilton, Ontário, Canadá, desenvolveu um dispositivo de medição científica com base nos tricorders usados na série de TV Star Trek (Jornada nas Estrelas ).
“Star Trek me inspirou a ser um cientista”, disse Jansen, que trabalha nos protótipos de seus tricorders desde 2007, mas brincou com a idéia de fazer um dispositivo que funcionasse desde que ele era “um garoto na escola.
“O tricorder apareceu pela primeira vez no episódio inicial da série original em 1966, quando o Capitão Kirk mostrava para o público sua arma phaser e um tricorder na mão.
Os dispositivos portáteis de dados de sensoriamento, análise e registro, têm sido uma parte de “Star Trek” desde então.
Jansen disse que seu tricorder pode fazer medições atmosféricas, a temperatura ambiente, pressão, ou umidade.
Ele pode tomar medidas electromagnéticas para testar campos magnéticos, e pode fazer medições espaciais de localização, distância, ou movimento.
Fascinante, como diria Spock.
Jansen pensa em seu tricorder como uma “ferramenta geral” com usos práticos na fiscalização de obras, por exemplo, onde ela poderia ajudar a tomar leituras de temperatura e umidade ou ser um sensor de distância para medir quartos .
Jansen postou esquemas e desenhos de seus primeiros protótipos, Mark 1 e Mark 2, para qualquer um ver e construir.
Jansen espera ter sua última versão, a Mark 4, produzida por “cerca de US $ 200.
“Tudo o que você precisa para construir um é on line” em www.tricorderproject.org, disse Jansen. Ele espera que outros sigam o seu exemplo.
Embora possa soar como coisa de ficção científica, Jansen não é o único a tomar conhecimento do quão útil um tricorder real seria – especialmente como uma ferramenta médica.
A gigante das telecomunicações Qualcomm Inc, lançou este ano o “Concurso Tricorder X-Prize”, com o slogan “Saúde na palma da sua mão.”
A Qualcomm espera motivar os desenvolvedores com um prêmio de US $ 10 milhões para tornar tricorders médicos uma realidade.
Jansen disse que foi abordado por “duas equipes”, sobre o Prêmio X, mas acrescentou que seus protótipos são mais para a investigação científica do que instrumentos médicos.
Além disso, ele disse que está trabalhando na sua próxima fronteira, fazendo uma espécie de “sintetizador”, outro dispositivo de “Star Trek” que irá criar objetos 3D e alimentos que são cópias tridimensionais de itens reais.
O “sintetizador” de Jansen é uma impressora 3D, que em si não é realmente novo, mas o cientista pensa sobre isso em termos que lembram “Star Trek” . “É como nada que já vimos antes”, disse Jansen.
Veja o vídeo do Projeto Tricorder
Para assistir ao vídeo, abaixe o volume do player da rádio.
Fonte: Reuters